quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cadeirinha de Bebê - Dicas sobre as cadeirinhas de criança para carros

A polêmica desta semana para nós mamães e papais que temos carro é a cadeirinha para bebês e crianças. Como transportar as crianças com segurança e conforto?

                                       Fonte: Site Criança Segura

Para quem tem modelo de carro mais novo, com o cinto de 3 pontas atrás, tudo se explica com as reportagens e notícias nos mais variados meios de comunicação. Pode-se levar as crianças menores de 1 ano no Bebê Conforto, de 1 a 4 anos na cadeirinha própria para a idade, acima de 7 até 10 anos no assento de elevação ou “booster” e acima de 10 anos somente com o cinto do carro. 

Posso levar crianças no banco da frente?


Meu carro é antigo e vi na TV que as crianças devem ser transportadas no banco da frente. No banco da frente?? É. Pesquisei na internet e no site Terra achei a informação dada pelo diretor do Denatran, Alfredo Peres, que nos carros que não possuem cinto de 3 pontos no banco traseiro é mais seguro levar as crianças no banco da frente com a cadeirinha respectiva ao seu peso, do mesmo modo que nos carros que possuem o cinto adequado no banco de trás.

A decisão foi tomada, segundo Alfredo, para evitar adaptações mal feitas e que pudessem comprometer a segurança das crianças.

Eu coloquei a cadeirinha da Luna no banco da frente, mas não me senti muito segura. Ela adorou porque agora enxerga tudo!! Penso que levar a criança no banco de trás, mesmo com a cadeirinha presa somente pelo cinto abdominal seja mais seguro no caso de uma batida de frente, já que não teria tantos estilhaços de para-brisa em cima da criança.

Numa batida lateral não deve ser diferente se transportada na frente ou atrás. O efeito “chicote” causado pelo impacto também teria a mesma gravidade. Se estiver errada, por favor me corrijam.

O importante mesmo é assegurar-se que a cadeira, o bebê conforto ou o assento elevado estejam bem presos, ter atenção no trânsito e dirigir mais para os outros do que para a gente mesmo.

Bom, está dada a dica! E eu continuo levando a Luna no banco de trás!!!

Bjoks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente